Pessoal estou postando aqui alguns cartuchos da marca CCE que possuo em minha coleção, um deles não é da marca CCE e outro não sei se realmente é dela, os dois são de 72 pinos, isso irei explicar mais adiante nesse post, mas primeiro vou começar a falar nas fitas de 60 pinos que são as mais clássicas.

Cartuchos de 60 pinos: Esses cartuchos são os mais conhecidos da CCE e pelo que vi com um amigo, existem 3 modelos desses cartuchos com carcaças diferentes, mas os mais famosos e mais fáceis de encontrar são os cartuchos do formato do Brush Roller e Tiger Heli da foto,  que são de um formato similar, mas não idêntico aos cartuchos originais do Famicom japonês. Eles tem um formato diferenciado, com labels criativos e muito bonitos, e todos os cartuchos de 60 pinos da CCE eram pretos, e não coloridos como os originais do Famicom, e por causa disso muita gente tinha gosto por esses cartuchos. Esses dois cartuchos da foto são da primeira leva de cartuchos da CCE:



Já os segundos modelos dos cartuchos de 60 pinos da CCE eram similares aos primeiros, eles eram praticamente os mesmos, mas a diferença deles para os primeiros era que na carcaça, em uma parte de baixo do label tinha um símbolo em relevo na carcaça com a marca da CCE, e nos primeiros modelos tinha apenas um quadrado nesse lugar, mas não tinha a marca CCE, só nesses segundos modelos tinha. Nessa foto (Que não é um cartucho de minha coleção) mostra esse símbolo em relevo:


Já os terceiros modelos de cartuchos de 60 pinos da CCE eram um pouco diferentes, esses modelos tinham a carcaça diferentes, com outro formato parecendo os cartuchos de Famicom originais da Taito, até tinha um logo muito parecido na parte de cima parecendo uma divisa militar, que no original da Taito dizia Taito no meio daquele símbolo, mas no cartucho da CCE não dizia nada. Esses cartuchos tinham uma qualidade um pouco inferior das duas versões anteriores, provavelmente foram fabricados no fim da vida do Turbo Game, e os chips e carcaças deles provavelmente eram importados da China ou de outra parte da ásia, pois o formato dos cartuchos lembram um pouco os cartuchos piratinhas asiáticos... Outra diferença era que ele tinha um label atrás com a marca da CCE.


Uma característica desses 3 cartuchos de 60 pinos era que todos tinham um label na parte de cima dos cartuchos, tipo uma etiqueta, com o nome dos jogos e o número da série deles, esse era um grande diferencial dos cartuchos.

Agora vou falar dos cartuchos de 72 pinos:

Esses cartuchos são mais difíceis de achar, mas existem alguns jogos de 72 pinos da marca CCE. Dizem que eles na verdade eram fabricados pela empresa Vic Videogames, mas ainda não confirmei isso. Eu só tenho um deles, que é o Fighting Hero, um jogo bastante curioso. Esse cartucho da foto nunca foi lançado oficialmente para o NES, ele era uma espécie de jogo exclusivo asiático e nunca existiu uma versão original dele para o NES, esse jogo foi totalmente inspirado em Street Fighter 1, mas não é um hack dele, é só uma imitação. Existem mais alguns jogos do formato desse cartucho, que é o formato mais estranho que vi dos cartuchos de 72 pinos, mas só lembro de ter visto mais um jogo além desse que tenho, que não lembro qual é agora... E em breve irei postar aqui um review que fiz do Fighting Hero para mostrar como é esse cartucho. Segue uma foto do meu cartucho:


Cartuchos de 72 pinos da marca Vic Videogames: Esses cartuchos são fabricados por essa empresa Vic Videogames que na época fez uma parceria com a CCE, ela fabricava alguns jogos e outros que tem a marca CCE eu suspeito que sejam ela também, como o Fighting Hero postado acima. Por anos achei que essa empresa fosse uma empresa de fachada da CCE, mas recentemente descobri que não era, ela era apenas fabricante de cartuchos de 72 pinos, que era parceira da CCE, e fazia propaganda dos Turbo Game nos seus cartuchos.


Também descobri uma coisa curiosa recentemente, pois a alguns dias adquiri uma multi jogos de 60 pinos da CCE, eu não sabia que ela fabricava esses cartuchos, o cartucho que consegui se chama Múltiplo 16 Jogos, e o modelo dele era dos primeiros formatos de cartuchos da CCE. Eu sinceramente desconhecia que a CCE fabricava cartuchos multi jogos, mas ai esta a foto do meu cartucho.


Esqueci de mencionar que os cartuchos de 60 pinos da CCE vinham em um blister bem legal, felizmente a CCE caprichou nos cartuchos dela dos seus consoles, e ela já caprichava e mandava bem desde seus clones de Atari 2600.  Mesmo a CCE sendo até hoje considerada uma marca de qualidade duvidosa, ela mandava bem em alguns de seus produtos.

Edit 11/07/2016: Depois de dois anos que fiz esse post acabei atualizando ele, pois descobri recentemente que a empresa Vic Videogames não pertencia a CCE, ela era apenas parceira dela.

6 Responses so far.

  1. Ola Odin, você vende este jogo de 16 jogos multiplo? entre em contato por favor regisba@gmail.com

  2. regisba lamento, mas esse cartucho não esta a venda, ele faz parte da minha coleção.

    Comprei esse cartucho a alguns meses por 5 reais, foi um achado e uma surpresa, pois não sabia que a CCE fabricava multi jogos. Pior que esse cartucho estava a venda na loja por meses e eu nem dava bola para ela, e depois que ela era um dos últimos jogos que eu não tinha na loja que fui comprar ela e tive essa surpresa dela ser um cartucho da CCE...

  3. Eu tinha o Magic Carpet do turbo game kkkk

  4. Odin, tenho um cartucho que está sem a label e parece esse Fighting hero. Como sei que é ele mesmo? Existem outros, inclusive, nessa cor azul? Abri o cartucho e parece original.

  5. Eu tinha o Rockman 2 da CCE!

  6. Heber Maia, esse jogo é e luta, é quase uma imitação do primeiro Street Fighter, que eu lembre ele diz o nome na abertura do jogo. Existem vários tipos de cartuchos da CCE, e existem outros no formato desse azul, fora os que são da Vic Videogames que também são azuis. Em breve quero fazer um novo review desse Fighting Hero, eu fiz um a alguns anos, mas acabei deletando por estar ruim de qualidade.

Postar um comentário