Bom pessoal, resolvi criar esse post porque um amigo me deu uma dica de criar um post especial falando sobre clones de NES que apareceram no Brasil, mas que não eram nacionais, e que geralmente eram vendidos em mercados populares ou camelôs. Esses consoles na maioria das vezes eram chineses e tinham uma qualidade inferior aos clones brasileiros, mas alguns fizeram sucesso e venderam bastante pelo Brasil... Só estou postando esses consoles no blog para relembrar, pois alguns deles fizeram sucesso no Brasil, e para poder esclarecer que esses consoles não eram fabricados por aqui. Vou dar prioridade aos consoles mais antigos, mas postarei alguns aqui que são menos antigos só para deixar registrado, esses que postarei nesse post serão somente alguns, futuramente relembrarei outros.

Começando por um que é um mistério para muitos até hoje, o saudoso Phantom System 2!



Esse console muita gente acha que é a segunda versão do Phantom System clássico da Gradiente, mas na verdade ele é um clone chinês muito comum encontrado nos camelôs na década de 90. Esse console imitava o NES original e seus controles eram compatíveis com o verdadeiro NES. Seus controles eram similares aos do Hi-Top Game de duas chaves, mas eles não eram compatíveis com o clássico da Milmar, pois o plug dos controles dele eram os mesmos do NES. Seus controles também não eram compatíveis com o Phantom System da Gradiente pelo mesmo motivo. O que confunde muita gente é que a escrita desse Phantom System 2 é praticamente a mesma do modelo da Gradiente, só as cores que são diferentes, e isso confunde muita gente e intriga até hoje, mas esse console realmente não é nacional, mas o seu nome é um mistério até os dias de hoje... Na verdade esse console só se chamava Phantom System, pois o nome 2 só foi dado para diferenciar ele do modelo clássico da Gradiente.

Outro console que fez sucesso, mas que não conheci pessoalmente foi o NASA Computer Videogame:



Esse console era outro que imitava o NES verdadeiro, e fez muito sucesso por aqui também. Esse clone assim como o Phantom System 2 era encontrado em camelôs e mercados populares, e muita gente acha que ele é nacional por causa disso, pois foi bastante vendido também. Seus controles eram compatíveis com o NES original também, e ele é compatível com o sistema 72 pinos, mas tem outra tampa em cima que tem um slot de 60 pinos.

Family Videogame (Computer & Game)





Esse console é outro clássico encontrado nos camelôs do Brasil nos anos 90. Esse clone era uma cópia quase idêntica ao Famicom original japonês, mas com algumas pequenas diferenças. Esse clone tinha entradas AV e RF, e o Famicom original só tinha entrada RF. Seus controles eram um pouco diferentes do Famicom original, somente o controle 1 tinha Start e Select (O Famicom tinha seus controles assim também), mas os controles desse clone tinham 4 botões de disparo, dois deles normais e mais dois turbo. Outra diferença era que algumas versões desse clone tinham controles embutidos no console como no Famicom original, o primeiro clone desses que vi, que era de um primo meu era assim, mas o clone que consegui anos depois era diferente, pois seus controles eram destacáveis, e infelizmente tanto os consoles com controles embutidos quanto os com controles destacáveis tinham controles com qualidade muito ruins, seus controles eram de péssima qualidade e duravam bem pouco. O console das fotos era de minha coleção, mas infelizmente acabei trocando ele por outro console e hoje em dia me arrependo... O negócio que fiz até que não foi ruim, mas troquei ele achando que acharia outro clone igual a esse facilmente depois, mas fiz esse negócio a 4 anos e nunca mais encontrei outro parecido, esse console era muito parecido ao Famicom original, mas a única vantagem era que tinha entrada AV...

Em breve pretendo postar outros desses clones por aqui.

2 Responses so far.

  1. daora o blog odin

  2. olá, sobre esse modelo de phantom syystem branco, ele não é chines não foi fabricado no brasil, eu tenho um dele e o meu tem o seria do produto sp 8009954.

Postar um comentário