Hoje estou postando para vocês os clássicos cartuchos de 72 fabricados pela Gradiente, que era a fabricante do famoso Phantom System, esse talvez seja o clone de NES mais popular fabricado no Brasil.

Curiosamente os cartuchos da Gradiente tinham licença para serem fabricados no Brasil, pois seus jogos não eram jogos desenvolvidos pela Nintendo, esses jogos eram feitos por outras softhouses como Activision, Tangen, entre outras empresas famosas, por isso esses cartuchos podem ser considerados licenciados. Mas mesmo assim eles não eram oficiais do NES e não tinham o selo de qualidade da Nintendo, para poder jogar esses cartuchos em um NES original era preciso desbloquear o console. O design dos cartuchos da Gradiente eram pretos, similares aos cartuchos da Milmar, iguais aos da Falcon Soft entre outros fabricantes de cartuchos de 72 pinos. Talvez o jogo mais conhecido fabricado pela Gradiente era o Ghostbusters (Caça Fantasmas), praticamente 80% das pessoas que tiveram um clone de NES no Brasil tinham esse jogo, mas muita gente tinha também os jogos Crime Busters, Goal e Predator. A qualidade dos chips dos cartuchos da Gradiente deixava um pouco a desejar, a maioria dos chips tinham borrões pretos, e poucos tinham chips com memórias eproms. Mesmo assim os cartuchos da Gradiente foram bastante vendidos e com certeza são os mais famosos cartuchos de clones de NES fabricados no Brasil. A Gradiente com muita competência fez diversas campanhas publicitárias e o Phantom System e seus jogos venderam muito. Anos depois em meados de 1994 a Gradiente em uma fusão com a Estrela criaram a Playtronic, a representante oficial da Nintendo no Brasil, e passou a fabricar os consoles e jogos da Nintendo, deixando de produzir o Phantom System e seus jogos, e alguns anos depois a Gradiente sozinha passou a fabricar os produtos da Nintendo, e encerrou a parceria com a Nintendo em 2003. Até hoje sou curioso em saber se a Nintendo sabia que a Gradiente pirateava seu NES antes dela chegar ao Brasil...

Os cartuchos da Gradiente vinham com dois tipos de caixas diferentes, um parecendo com uma luva, em que tinha um furo no meio aparecendo o label dos jogos e a cor da caixa era azul, e outro em que a caixa cobria todo o jogo, não aparecendo o label, essa segunda caixa não sei dizer se vinham com cores diferentes, mas só conheço uma caixa que era preta. Todos os jogos vinham com manual em português. Segue algumas fotos dos cartuchos da Gradiente:

Cartuchos completos:




Cartuchos da minha coleção:




2 Responses so far.

  1. Amigo eu comprei recentemente esse cartucho dos GhostBusters por 25 Reais e paguei barato, pois eu tinha quando eu era criança, estou recuperando os meus Games e estou muito feliz.

  2. Acho que você pagou caro por esse cartucho Fernando, eu já tive dois desses, os dois paguei uns 5 reais cada, mas me desfiz do primeiro que estava mais velho e fiquei com esse que aparece na primeira foto, que estava bem mais novo... Mas se você esta feliz com ele é isso que importa, 25 reais nem é tanto se o seu cartucho estiver em ótimo estado, mas vá em frente atrás dos cartuchos que você quer, recomendo você sair pela sua cidade e garimpar jogos por ai, isso é diversão garantida :D

Postar um comentário